Bacurau + Debate ‘Cinema e Resistência no Brasil’

Essa foi a visão que Bacurau - O Filme (2019) teve das pessoas que se reuniram para assisti-lo na sexta (20/12) em Campos dos Goytacazes. Não desgrudaram os olhos da tela nem por um dos 131 minutos de exibição do longa-metragem dos cineastas dos pernambucanos Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, premiado em Cannes em maio deste ano. E mesmo com o calor do verão goytacá, continuaram no Varanda Amarela para bater um papo franco sobre cinema e resistência no Brasil de 2019. O Cineclube Marighella agradece à Elis de Miranda, ao Varanda e à Vitrine Filmes pela parceria

Justiça para Cícero Guedes! Forró em Cambaíba + Debate

Foi exigindo justiça no julgamento de José Renato Gomes de Abreu, acusado de ser o mandante do assassinato do líder do MST Cícero Guedes que exibimos 18 de outubro de 2019, no auditório da UFF Campos, ‘Forró em Cambaíba’, documentário de Vitor Menezes sobre o assassinato de Cícero que também traz depoimento do ex-delegado Claudio Guerra sobre a incineração de corpos torturados na Usina Cambahyba durante a Ditadura Militar. Em seguida, tivemos debate com as professoras Ana Costa (UFF) e Luciane Silva (UENF), além de Priscila Viana, da Comissão Pastoral da Terra – CPT, e de Mateus Santos, filho de Cícero Guedes que continua atuando no MST.

Especial Dia das Crianças

Edição especial realizada em 12 de outubro de 2019, na UENF com crianças da comunidade Portelinha.

 

O Filme exibido foi Pantera Negra.

 

A sessão foi idealizada pela Atlética Panteras, que promoveu um dia de atividades recreativas em comemoração ao dia das crianças.

 

Agradecimento especial às Panteras pela parceria e  também à Ully Azevedo e ao companheiro Luiz Henrique, que bateu um papo importante com a criançada após a exibição do filme.

Espero Tua (Re)volta + Debate

Espero Tua (Re)volta’ narra o ciclo que vai de Junho de 2013 até as eleições de 2018 a partir da perspectiva de três estudantes, que trazem à tona os conflitos e a complexidade da luta estudantil no Brasil de hoje. 

O documentário recebeu ‘Prêmio da Anistia Internacional (AI) e da Paz’ no Festival de Berlim e foi exibido no dia 5 de outubro, às 19h, na Casa da Escada Colorida, na Lapa. Logo após a sessão rolou bate-papo com Jacqueline Melo, da produção, e Janaína Vale, estudante que participou do filme, além do artista plástico Carlos Contente. 

Lixo Extraordinário + Debate ‘Retratos do Lixo’

O Cineclube Marighella exibiu o filme dirigido pelos ingleses Lucy Walker e Karen Harley no sábado (3/8), no Santa Paciência Casa Criativa, promovendo debate logo em seguida com a participação de: Rafael Vargas, jornalista que participou da pesquisa do filme; Deise Nogueira, ex-tesoureira da Cooperativa de catadores Renascer; Verônica Azeredo, professora da UFF Campos; e Ana Liz Rocha, assessora de gestão de resíduos da Prefeitura de Campos dos Goytacazes.

Festival Varilux de Cinema Francês -  ‘A Revolução em Paris' + Debate

A edição de 2019 do Festival Varilux de Cinema Francês em Campos dos Goytacazes foi encerrada no dia 25 de junho com a exibição do longa 'A Revolução em Paris' seguida de debate sobre a mulher na revolução com as professoras Natália Soares e Marcia Carneiro.

Festival Varilux de Cinema Francês -  ‘Meu Bebê’ + ‘O Professor Substituto’

O Cineclube Marighella trouxe o Festival Varilux de Cinema Francês de volta a Campos dos Goytacazes com três dias de programação gratuita. O último dia (terça, 25/6) contou com a exibição de da comédia ‘Meu Bebê’ (2019), dirigida por Lisa Azuelos, e do suspense ‘O Professor Substituto’ (2019), de Sébastien Marnier, no Teatro Trianon.

Festival Varilux de Cinema Francês - Domingo (23/6)

O Cineclube Marighella trouxe o Festival Varilux de Cinema Francês de volta a Campos dos Goytacazes com três dias de programação gratuita. No domingo (23/6), segundo dia de programação, foram exibidos:

14h - ‘Boas Intenções’ (2018)

17h - ‘Cyrano de Bergerac – O Clássico’ (1990)

20h - ‘Cyrano Mon Amour’ (2019)

Festival Varilux de Cinema Francês - Asterix e o Segredo da Poção Mágica

O Cineclube Marighella trouxe o Festival Varilux de Cinema Francês de volta a Campos dos Goytacazes com três dias de programação.

A exibição gratuita de ‘Asterix e o Segredo da Poção Mágica’ (2018), animação dublada por Gregório Duvivier, aconteceu no dia 25 de junho, às 10h, no Teatro Trianon, e recebeu mais de 200 crianças das escolas públicas municipais.

Festival Varilux de Cinema Francês - Sexta (21/6)

O Cineclube Marighella trouxe o Festival Varilux de Cinema Francês de volta a Campos dos Goytacazes com três dias de programação.

No primeiro (21/6), foram exibidos:

14h - ‘O Mistério de Henri Pick’ (2019)

17h - ‘Quem Você Pensa que Sou’ (2019)

20h - ‘Amor à Segunda Vista’ (2019)

'Pastor Cláudio + Debate ‘Reforma Agrária e terrorismo de Estado'

Edição especial do Cineclube Marighella realizada em 10 de maio de 2019 pela UFF Campos em parceria com a CPT e o MST como parte 6ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária. Luana Carvalho falou em nome do MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e Tarianne Bertoza representou a Comissão Pastoral da Terra nessa discussão que ainda contou com a participação Vitor Menezes, professor da Uniflu e jornalista que entrevistou Pastor Cláudio no que havia sobrado dos fornos da Usina Cambahyba.

21 dias de ativismo contra o racismo: 'A negação do Brasil' + Debate 'A imagem do negro na mídia'

Realizado no Museu Histórico de Campos, no dia 23 de março de 2019, como parte do movimento ‘21 Dias de Ativismo Contra o Racismo’. Exibição do documentário 'A negação do Brasil', em parceria com o CRESS 7ª Região (Seccional Campos). Debate sobre ‘A Construção da Imagem de Negros e Negras na Mídia Brasileira’, com participação das jornalistas Cláudia Eleonora e Stella Tó Freitas.

Bienal do Livro 2018:

Cada Luto, Uma Luta! + Debate

Exibição do curta-metragem ‘Cada Luto, Uma Luta!’ (2015) durante a 10ª Bienal do Livro de Campos, realizada em 24 de novembro de 2018. Seguida de debate conduzido por Léo Puglia.

Bienal do Livro 2018: Febre do Rato + Sarau Libertário

Exibição de Febre do Rato’, em 22 de novembro de 2018. O longa do diretor pernambucano Cláudio Assis venceu os prêmios de melhor filme dos Festivais de Lisboa (2012) e Havana (2012), além de ter levado oito estatuetas no Festival de Paulínia (2011). Em seguida, a escritora Marcelle Louback, integrante do Para Ler As Meninas, conduziu sarau libertário com o público. 

O Dia que Durou 21 Anos + Debate ‘Ditadura Nunca Mais!’

Realizado em 20 de outubro de 2018, exibição de 'O Dia que Durou 21 Anos’, documentário que traz provas reveladoras sobre os bastidores do golpe militar de 1964. Logo em seguida, realização do debate aberto 'DITADURA NUNCA MAIS!'. 

Especial Marielle Franco

Realizado em 9 de junho de 2018. Exibição do curta brasileiro 'Em busca de Lélia' seguido do documentário norte-americano 'Libertem Angela Davis’. Em seguida, debate com Simone Pedro, Tamillys Lirio e Tarianne Bertoza.

Eles Vivem + Debate ‘Mídia, Poder e Verdade’

Realizado em Macaé, em 28 de abril de 2018. Exibição de 'Eles Vivem', seguida de roda de conversa com os jornalistas e professores de Comunicação Social Gerson Dudus e Leo Puglia. 

Cabra Marcado Para Morrer + debate ‘Só a Luta Muda a Vida’

Exibição emparceria com a UFF - Campos dos Goytacazes de ‘Cabra Marcado Para Morrer’ como parte da 5ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária, em 20 de abril de 2018. Em seguida, debate ‘Só a Luta Muda a Vida’, com participação da professora Ana Costa, da Diretora Nacional do MST, Luana Carvalho, e Mateus Santos, assentado da reforma agrária-MST.

O Jovem Karl Marx + Debate ‘O marxismo no mundo de hoje’

Realizado em 2 de dezembro de 2017, com exibição de O Jovem Karl Marx, longa de Raoul Peck - mesmo diretor de 'Eu Não Sou Seu Negro' (2016), seguido de debate ‘O marxismo no mundo de hoje’, com participação de Nelson Crespo, sociólogo e professor do IFF e George Coutinho, prof. de Ciência Política na UFF/Campos 

Capitão Fantástico + Debate ‘Educação, família e resistência'

Exibido em 23 de setembro de 2017, 'Capitão Fantástico' valeu a Viggo Mortensen indicação ao Oscar de Melhor Ator. Seguido de debate conduzido pelo escritor e mestre em Cognição e Linguagem Adriano Moura e por João Balbi, cientista social e mestre em Sociologia Política pela UENF. 

Martírio  + Debate 'Direitos dos Povos Indígenas'

Realizado em 12 de agosto de 2017, no Galpão Ladeira das Artes (Rio de Janeiro), com exibição de Martírio - Filme, documentário de Vincent Carelli sobre a resistência dos Guarani-Kaiowá contra a violência brutal das forças do agronegócio. Seguido de debate conduzido por Rubem Thomaz de Almeida, que trabalhou na área de Etnologia com os índios Guarani-Kaiowá, Guarani-Ñandéva e Guarani-Mbya.  

Eu, Daniel Blake – Trabalho, Previdência e as Reformas de Temer

Realizado em 29 de julho de 2017, com exibição de 'Eu, Daniel Blake’, sobre o carpinteiro Daniel Blake, que não desiste de lutar por dignidade, preservando o que há de humano em cada um de nós. Seguido de debate com o Juiz Federal do Trabalho Claudio Freitas e com o mestre em Serviço Social Marco A. P. Vieira. 

Milk - A Voz da Igualdade + debate

Exibido em 10 de julho de 2017, em parceria entre o IFF, Milk - A Voz da Igualdade, filme de Gus Van Sant valeu a Sean Penn o Oscar de melhor ator de 2009. Em seguida, debate aberto sobre homofobia e a luta LGBT com Roberta Dieguez, Rafael Borges. 

Lua em Sagitário + Debate com diretora Marcia Paraiso

Através da lente sensível de Marcia Paraiso, 'Lua em Sagitário' mostra a descoberta do amor marcada pelo choque entre dois mundos, servindo de ponto de partida para o debate aberto ‘Juventude, Trabalho e Reforma Agrária’, que a cineasta conduziu ao lado do jovem assentado e militante do MST Mateus Santos

Nostalgia da Luz + Debate "Memória: um passado pela frente"

Realizado no Galpão Ladeira das Artes (Rio de Janeiro), em 27 de abril de 2017, o documentário Nostalgia da Luz torna-se ponto de partida para um debate franco sobre as implicações do apagamento de memórias, registros e histórias perpetrados pelo Estado brasileiro, tanto durante a ditadura militar, quanto nos dias de hoje.  

Selma: Uma Luta pela Igualdade + ‘O racismo nosso de cada dia'

Exibido em 25 de março de 2017, o filme 'Selma: Uma Luta pela Igualdade' antecedeu o debate “O racismo nosso de cada dia”, conduzido por Lucia Talabi, atriz, educadora e Superintendente de Igualdade Racial da Prefeitura de Campos-RJ e pelo sociólogo e cientista político Diogo Lima logo após a exibição do filme. 

Cultura em Transe - A crítica criação no Brasil distópico

Exibido em 27 de janeiro de 2017, 'Terra em Transe', clássico do Cinema Novo dirigido por Glauber Rocha, precedeu o debate 'A crítica criação no Brasil distópico', no Galpão Ladeira das Artes (Rio de Janeiro). 

Nise O Coração da Loucura + Liberdade, dignidade e saúde mental

Exibido em 26 de novembro de 2016, Nise - O Coração da Loucura é uma cinebiografia dirigida por Roberto Berliner e estrelada por Glória Pires. Em seguida, foi realizado debate com o médico psiquiatra Cláudio Teixeira, com o psicólogo Pedro Beranger e com Patrícia Durans, do Coletivo Antimanicomial Estamira, grupo que é referência na luta antimanicomial na região Norte Fluminense. 

Que horas ela volta? + Casa-grande, Senzala e o novo Brasil

Em 15 de outubro de 2016 foi exibido 'Que horas ela volta?', premiado filme da diretora Anna Muylaert. A partir do confronto de gerações no microcosmo da cozinha e do quarto de empregada, aberração que mantém viva a lógica da Casa-grande e da Senzala na arquitetura brasileira, a assistente social Ana Costa e o sociólogo Nelson Crespo conduziram o debate sobre as transformações sociais dos últimos anos no Brasil 

Menino 23

No dia 22 de setembro de 2016 foi exibido 'Menino 23', de Belisário Franca. Após a exibição, aconteceu o Cinedebate 'Tráfico de pessoas e trabalho escravo'. O evento aconteceu no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, em parceria com o Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CETP-RJ) na organização de mostra de cinema durante o seminário ‘Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas’

Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado

No dia 21 de setembro de 2016 foi exibido o filme 'Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado', de Joel Zito. Em seguida, aconteceu o Cinedebate 'Tráfico de pessoas e trabalho escravo'. A atividade ocorreu no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, em parceria com o Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CETP-RJ) na organização de mostra de cinema durante o seminário ‘Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas’

Diário de uma Busca + Debate com Flavia Castro e Luis Edmundo Moraes

Em 13 de agosto de 2016 foi exibido 'Diário De Uma Busca', documentário que encantou crítica e público, levando Flavia Castro de volta à estrada para receber prêmios em Festivais como os do Rio, de Havana e de Biarritz, na França. Após a exibição a diretora Flavia Castro conduziu, ao lado do historiador Luis Edmundo de Souza Moraes, debate com o público após a primeira exibição de seu filme na região.

As Sufragistas + Debate: “Belas, recatadas e do lar: até quando?”

Em 9 de julho de 2016, o debate sobre igualdade de gênero teve como ponto de partida a exibição de ‘As Sufragistas’, filme emocionante sobre a história real da heroica luta feminina por um dos direitos mais básicos da democracia: o voto. Participação de: Gabby Maturana, Luciane Silva e Teresa Cunha. 

A Onda + Debate “Fascismo nunca mais: Será?”

Em 4 de junho de 2016 foi exibido o filme alemão ‘A Onda’, dirigido por Dennis Gansel em 2008, e debatido, em seguida, a ascensão do fascismo no mundo de hoje, com participação de Gerson Dudus, poeta e professor, Nelson Crespo, 
Professor de Sociologia e  George Gomes Coutinho, professor de Sociologia.

Sicko - SOS Saúde + debate 'Saúde: direito ou mercadoria?'

A primeira edição do Cineclube Marighella aconteceu em 16 de abril de 2016, véspera da votação do impeachment de Dilma Roussef. Foi exibido ‘Sicko - $O$ Saúde’, do diretor Michael Moore, com debate “Saúde: direito ou mercadoria?”, com Igor Pena Leal, Dr. Jair Araújo e Dr. José Roberto Crespo. 

© 2019 por Cineclube Marighella.

  • @cineclubemarighella
  • @cineclubemarighella
  • Twitter Social Icon
  • Podcast